Artigos
10 pequenas coisas que fazem uma grande diferença
Luiz Marins*
“Professor, o problema não é de conhecimento. O que falta é berço” disse-me a empresária ao relatar os problemas que estava enfrentando em relação às pessoas em suas empresas. “São pequenas coisas que deveriam ter sido ensinadas em casa ou na pré-escola” desabafou.
Fizemos uma lista com algumas dicas simples que fariam uma enorme diferença para melhorar o clima de uma empresa:
* Lembre-se sempre de dizer “com licença”, ”por favor” e “obrigado”, mesmo que alguém esteja cumprindo sua obrigação ou seja muito amigo;
* Fale baixo. Ria baixo. Não seja inconveniente;
* Use o telefone e a internet somente para assuntos de trabalho. Evite usar esses meios para assuntos particulares;
* Ao tomar emprestada alguma coisa, nunca se esqueça de devolver e agradecer;
* Ajude a manter limpo o ambiente de trabalho. Mantenha limpo o sanitário após o uso. Cuidado com copos e xícaras sujas. Jogue os copinhos de café no local apropriado. Arrume sua mesa de trabalho;
* Respeite a fila. Mesmo que ache desnecessário respeitá-la, porque vai pegar só uma coisa, etc. Não queira parecer esperto;
* Não fale mal dos outros. Não se envolva em fofocas;
* Cuidado com as anedotas e brincadeiras pessoais, como apelidos, etc. Cuidado para não ofender as pessoas;
* Cuide de sua imagem. Vista-se sobriamente. Afinal você está num ambiente de trabalho e não numa festa ou diversão;
* Controle a sua agressividade. Cuidado com a forma de falar e escrever. Não seja rude.
São coisas simples que farão uma enorme diferença para que o clima de sua empresa favoreça a produtividade e a excelência.
Pense nisso. Sucesso!
* Luiz Marins é autor de diversos livros, Palestrante, Consultor, comentarista empresarial e de negócios em programas das Redes Globo, Bandeirantes e Rede Vida, Presidente da Anthropos Consulting e da Anthropos Motivation&Success, empresas pioneiras na utilização da antropologia no estudo e desenvolvimento empresarial. Conheça mais sobre o Prof.Marins em www.anthropos.com.br